UNIDADES
Centrais de Valorização de Resíduos
Central de Valorização de Resíduos Compacta

MR Soluções Ambientais Unidade Simões Filho
Nossa unidade em Simões Filho, na Bahia, oferece processos tecnológicos e eficientes às empresas que têm a necessidade de tratar os efluentes e demais resíduos provenientes de seus processos industriais. A unidade oferece soluções, baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade, para os tratamentos das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos industriais para coprocessamento.
Frentes de Energia
Nosso compromisso é com o futuro, por isso, busca continuamente os preceitos da sustentabilidade em nossos empreendimentos, oferecendo soluções de aproveitamento energético de fontes renováveis, visando a descarbonização e segurança energética.
Seguindo as transformações e inovações do mercado de gerenciamento de resíduos, o Grupo Marca possui uma nova frente de geração de Energias Renováveis, contando com uma Usina termoelétrica à Biogás, a Usina Solar Fotovoltaica, em construção, e a primeira Usina de Produção de Biometano do Espírito Santo.
UFV JUPARANÃ
A Usina Fotovoltaica Juparanã fica instalada próxima ao Aterro Sanitário e Central de Valorização de Resíduos do Grupo Marca na cidade de Linhares-ES, possuindo 10.800 painéis solares, distribuídos em uma área de 70.000m², aproximadamente 8 campos de futebol. A usina terá 7,1 MWp de potência e uma geração anual de energia de 10,4 GWh, ou 929,87 MWh/mês, quantidade suficiente para atender 5000 residências.
O empreendimento é operado no modelo de geração compartilhada, onde a usina é alugada e a energia é distribuída entre os clientes, por meio de consórcios e cooperativas. A UFV Juparanã é a maior usina fotovoltaica no modelo de Geração Compartilhada do Estado do Espírito Santo.
Esta operação é convertida em créditos de energia que são comercializados com vantagens econômicas.
USINA BIOMETANO
Do Biogás ao Biometano, rede de distribuição de Gás Natura
O Biogás é gerado através da decomposição de matéria orgânica, como resíduos de alimentos, esterco animal e esgoto. Composto por mais de 50% de gás Metano (CH₄), é uma excelente fonte de energia renovável. Através do processo de purificação do biogás, retira-se o Dióxido de Carbono (CO₂) e as outras impurezas, gerando então o Biometano, com concentração superior a 95% de gás metano (CH₄), conforme estabelecido pela normativa nº 886/2018 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O Biometano é equivalente ao Gás Natural, porém é obtido de uma fonte renovável, portanto, pode-se utilizar a infraestrutura já estabelecida para o Gás Natural como, por exemplo, os gasodutos. Dessa forma, o biometano se torna uma alternativa mais limpa para suprir as demandas de combustíveis e substituir o gás natural convencional, diesel e gás liquefeito de petróleo, no uso em veículos, indústria e geração de energia elétrica.
A produção de Biometano pelo Grupo Marca utilizará o biogás proveniente do próprio aterro, onde ocorre a destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Com a Instalação da Usina em Cariacica, Espírito Santo, terá capacidade de fornecimento de 25.000 Nm³/dia e contará com as tecnologias mais avançadas e consolidadas disponíveis no mercado, sendo mais uma importante iniciativa do Grupo Marca com a sustentabilidade e transição energética.
USINA TERMELÉTRICA A BIOGÁS
O método de geração de energia elétrica limpa e sustentável, através de uma Usina Termelétrica (UTE) a Biogás, começa com a captação do Biogás de poços localizados no Aterro Sanitário, onde são depositados Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), e canalizados até a UTE. Utilizando motores de alta eficiência, o Biogás é queimado para gerar eletricidade. Contendo mais de 50% de gás Metano (CH₄), sua conversão em energia elétrica, mediante a queima e consequente produção de dióxido de carbono (CO2), contribui para mitigar o impacto do aquecimento global e promove a utilização sustentável dos gases provenientes do aterro.
É essencial destacar que, quando há produção excedente de Biogás, este é queimado em um dispositivo conhecido como “Flare” de alta temperatura, assegurando os benefícios ambientais propostos pelo projeto. A queima controlada do metano transforma-o em Dióxido de Carbono (CO₂), o que ajuda significativamente a reduzir o efeito estufa, uma vez que o potencial de retenção de calor do CO₂ é 23 vezes menor do que o do metano. Portanto, ao queimar o metano, as emissões são 23 vezes menores, do que fossem liberados diretamente na atmosfera.
Com foco na responsabilidade socioambiental de forma sustentável, a planta oferece uma tecnologia diferenciada e, atualmente, é composta por 5 unidades geradoras que produzem energia elétrica renovável, por meio do Biogás presente nas células do Aterro Sanitário do Grupo Marca.
Ecoindústrias
Consolidamos o Parque de Ecoindústrias mais completo do Brasil, com o propósito de criar um ambiente favorável para empresas que desenvolvam modelos de negócios para Valorização de resíduos. O destino dos resíduos passa a ser mais nobre e o resultado são empreendimentos que prezam pela sustentabilidade, garantindo o presente e o futuro das gerações.
Conheça nossas soluções implementadas:
Contato:
iolanda.brito@reciclaresiduos.com

Contato:
magnoq@bol.com.br


Contato
labp@pneuvix.com.br

Contato:
vilarecicla@gmail.com

Contato:
comunicacao@grupogvs.com.br
kleber.carvalho@grupogvs.com.br
(31) 97126-3150

Contato:
comercial@vilabetume.com.br

Contato:
19-997988203

Contato:
geraldo.caldeira@gecapmetalicos.com.br

Contato:
humberto.martins@marcaambiental.com.br

Contato:
ecomax2017@outlook.com

Contato:
administracao@organobom.com.br

Contato:
iolanda.brito@reciclaresiduos.com

Contato:
magnoq@bol.com.br


Contato
labp@pneuvix.com.br

Contato:
vilarecicla@gmail.com

Contato:
comunicacao@grupogvs.com.br
kleber.carvalho@grupogvs.com.br
(31) 97126-3150

Contato:
comercial@vilabetume.com.br

Contato:
19-997988203
